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Meu voo atrasou, tenho direito a indenização?

Data de publicação: 05/08/2019 02:21

Meu voo atrasou, tenho direito a indenização?

Quando decidimos viajar a passeio ou trabalho a escolha do avião se torna uma boa opção por ser um meio de transporte rápido, que pode fazer um trajeto que demoraria 1 dia de ônibus em 5h. Imprevistos podem acontecer e nem sempre estamos preparados para isso, pois os compromissos não esperam se seu voo atrasar.

É muito comum acontecer atrasos nos vôos das companhias aéreas do Brasil. Diante desse tipo de situação, o consumidor deve saber que tem direito à indenização, já que as empresas firmam um contrato de transporte com data e horários certos para o embarque e desembarque. Portanto, quando há quebra deste contrato, todos os prejuízos e danos ocasionados por conta disso devem ser reparados.

Os passageiros devem ser acomodados em hotéis, se o atraso for acima de 4 horas e também receber alimentação enquanto aguardam o voo. Se essas regras devem ser cumpridas, caso sejam ignoradas pela companhia de voo ou se o consumidor perder seu compromisso, pode ser indenizado.

Quais são os direitos do consumidor que optar por uma viagem de avião e tiver seu voo atrasado?

Atraso superior a 2 horas:
Alimentação;
Comunicação (telefone­ma).

Cancelamento ou atraso superior a 4 horas (ou se já houver estimativa desse atraso):
Nesse caso, o cliente tem o direito de decidir a melhor opção de acomodação. O passageiro não é obrigado a aceitar a proposta da empresa aérea. No caso de cancelamentos, é muito comum as empresas ocultar o direito do passageiro de escolher voos de outras empresas. Isso porque elas pagam caro para reacomodar os passageiros nas concorrentes. Mas é um direito seu! Exija se precisar.

Outros direitos:
Reembolso integral, incluindo a taxa de embarque. Nesse caso, a empresa poderá suspender a assistência material;
Remarcar o voo para data e horário de sua conveniência, sem custo. Nesse caso, a empresa poderá suspender a assistência material;
Embarcar no próximo voo da mesma empresa, se houver disponibilidade de lugares, para o mesmo destino. A empresa deverá oferecer assistência material;
Embarcar no próximo voo de outra empresa aérea, se houver disponibilidade de lugares, para o mesmo destino, através do endosso;
Acomodação ou hospedagem e transporte do aeroporto ao local de acomodação. Se você estiver no local de seu domicílio, a empresa poderá oferecer apenas o transporte para sua residência e desta para o aeroporto;
Concluir a viagem por outra modalidade de transporte (ônibus, van, táxi etc), quando em trânsito ou próximo ao aeroporto de destino.

Se você está passando por dificuldades em fazer valer seu direito e não sabe o que fazer, entre em contato com um advogado especializado no assunto e ele poderá ajudar você com isso.

Você ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário ou entre em contato com nossos especialistas no assunto pelo WhatsApp: (44) 98454-1100, ou clicando aqui: https://bit.ly/2Kk2zgR

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