• Español
  • Español
  • English
  • Italiano

Bagagem foi extraviada. O que fazer?

Data de publicação: 10/09/2019 23:03

Bagagem foi extraviada. O que fazer?

Com os diversos meios de locomoção no Brasil, tais como avião, ônibus, táxis e trens, é possível viajar para o mundo todo. Contudo, enfrentar problemas durante o roteiro é tudo que nós não queremos, não é?

Infelizmente não é o que ocorre. Um exemplo disso é o extravio de bagagem em vôos e viagens de ônibus. Você sabe quais são seus direitos quando isso ocorre? Entenda a seguir.

Bagagem extraviada em voo. O que posso fazer?

Inicialmente, para os vôos realizados por companhias aéreas, é importante ter em mãos o ticket da bagagem para comprovar qual o destino e origem, horário, data e outras informações. Com isso, no próprio aeroporto ou em até 15 dias após o desembarque, no máximo, você deverá informar diretamente no balcão da companhia aérea ou nos setores da ANAC que a bagagem não foi recebida.

De tal maneira, a própria empresa deverá formalizar os procedimentos necessários para reavê-la, ocasião na qual será necessário o ticket destacado acima.

Assim, a companhia aérea tem o prazo de até 21 dias, se vôo internacional, ou 30 dias, se nacional, para encontrar a bagagem e, não sendo possível, deverá pagar indenização ao passageiro ou reembolsar o valor correspondente aos itens no interior da mesma. Caso encontrada, deverá ser remetida diretamente ao endereço do passageiro elencado no bilhete.

Não havendo êxito ou, entendendo que o valor reembolsado não corresponde à perda, você poderá buscar o PROCON da sua região para reaver o valor perdido daquela determinada bagagem.
Caso não seja resolvido, você poderá buscar um advogado especializado para reparação dos danos com ajuizamento de ação judicial.

Bagagem extraviada em ônibus de viagem. Tenho algum direito?

No que diz respeito às viagens realizadas de ônibus, as indicações citadas acima são as mesmas. Portanto, será necessário o bilhete que foi anexado na bagagem com informações de destino, origem, data, horário, nome do passageiro e outras.

Em seguida, a informação sobre extravio deverá ser formalizada diretamente na rodoviária para que seja dado prosseguimento aos trâmites pertinentes e também perante a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

O extravio de bagagem dá direito à indenização por danos morais. Você poderá buscar um advogado especializado e recorrer ao judiciário a reparação pelos prejuízos e danos sofridos.

Isso vale também para extravio de viagens realizadas de avião, caso você se sinta lesado pela perda da bagagem, poderá buscar o judiciário a reparação dos danos suportados.

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário ou entre em contato, será um prazer orientá-lo. Fale conosco pelo WhatsApp ou através do telefone: (44) 3622-1100.

Contato

Rua Rui Ferraz de Carvalho, 4130

Praça Hênio Romagnoli - Centro Cívico

CEP: 87501-250 - Umuarama - Paraná

Fone: +55 (44) 3622-1100

Email: [email protected]

Winsite Agência Web