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Paguei minha dívida, mas meu nome continua negativado, o que fazer?

Data de publicação: 30/08/2019 16:42

Paguei minha dívida, mas meu nome continua negativado, o que fazer?

A negativação do nome do consumidor é uma prática costumeira no mercado quando não há pagamento de dívida dentro do prazo de vencimento.

Contudo, infelizmente é comum que o nome não seja retirado do rol de inadimplentes mesmo após o efetivo pagamento.

O que fazer caso isso ocorra?

Com efeito, o prazo para manter um nome negativado, nos termos do Código de Defesa do Consumidor, é de 5 anos a contar da data do vencimento da quantia devida.

Contudo, com o respectivo pagamento, deverá necessariamente haver exclusão do banco de dados em até 5 dias úteis, devendo a empresa entregar ao consumidor um recibo para comprovar que a dívida foi quitada.

Se após este prazo seu nome permanecer no cadastro de “maus pagadores”, o primeiro passo é entrar em contato com a empresa para solicitar baixa. Caso não obtenha êxito, você poderá buscar o PROCON da sua região ou, ainda, utilizar a ajuda de um advogado especializado.

Vale ressaltar que, se for o único cadastro negativo vinculado ao seu nome, haverá direito à indenização por dano moral, eis que trata-se de violação à honra e boa fama, garantias fundamentais protegidas pela Constituição Federal.

Caso você esteja diante de uma situação semelhante, você poderá buscar um advogado especializado para lhe assessorar e requerer a reparação pelos danos sofridos.

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